maria lucineide

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

PROJETO MEIO AMBIENTE EDUCAÇAO INFANTIL

 

GOVERNADO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

ESCOLA MINICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÚLIO CORRÊA

ANO LETIVO 2021

 

Professora; Maria Lucineide de Souza

 

PROJETO:  MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Tema: MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM

 

INTRODUÇÃO

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes. Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

JUSTIFICATIVA:

 

Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar os alunos com a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acumulo de lixo, como também poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer com que a separação de lixo seja valorizada na nossa escola. Diante desse contexto acreditamos que a escola tenha um papel relevante no que se diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Sabemos que o processo de aprendizagem da criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências sócias históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a vida. Portanto, o professor deverá proporcionar à criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. ” Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o Meio Ambiente buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades.

 

OBJETIVOS GERAL:

§  Sensibilizar alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, e a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, ou mesmo consumindo lixo. Por meio dessa sensibilização, pretende-se propor uma reflexão sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda população.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde- vidro; / Amarelo-me tal;/  Azul- papel;/ Vermelho-plástico;/ Marrom- orgânico).
  • Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo fazer com que os alunos levem essas informações as suas casas
  • Produzir brinquedos e outros objetos através do lixo que não é lixo
  • Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação;
  •  reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;
  • Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade am­biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro. Um dos problemas que será identificados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido. Não só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.

Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, perce­bendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas.

 

CONTEÚDOS POR EIXOS

 

MATEMÁTICA

- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar;

- Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, tamanhos, cores, formato;

- Números cardinais e ordinais;

- Adição e subtração.

 

PORTUGUÊS

- Linguagem oral e escrita

- Leitura e interpretação oral de diferentes tipos de textos;

-Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: Itambé, Danone, Nestlé, Fanta, etc;

- Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos;

- Em grupos, apresentar propagandas so­bre determinado produto.

 

CIÊNCIAS

- Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências;

- Pesquisar os processos da reciclagem;

- Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.

 

HISTÓRIA

- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades;

- Montar maquetes sobre o tema;

 

GEOGRAFIA

- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos;

- Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios
e coloca­ção dessas páginas com as folhas.

 

ARTE

-Recorte e colagem (seres vivos e não viva – natureza)

-Confecção de máscaras de animais

-Dobradura animais e plantas

-Arte com as mãos (arvore flor, bichinhos, sol)

-Desenho livre

-Confecção de brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis

 

Dramatização

 

COLETA SELETIVA NA ESCOLA

 

E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas. E para haver esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas. Até sobras de alimentos são transformadas em adubo. A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente. Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.

COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA

- Distribuir cesto de lixo pela escola para coleta seletiva;

- Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:

Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc;

Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa;

Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc;

Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de margarina, etc;

- Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.

 

O que fazer com as sobras?

- As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.

- Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.

Discussão:

a)  Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.

b)  De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?

c)  Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.

Reciclagem do papel

- Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.

METODOLOGIA:

 

1ª aula

§  Organizar as crianças em rodinha de forma que todos possam olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio; ambiente, pedir para eles se eles sabem o que devem fazer;

Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado. As latas de refrigerante usadas, por exemplos podem voltar para a fábrica, para virar latas novas.

§  Não poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Os carros, caminhões e ônibus poluem muito.

 

2º aula

§  Falar sobre reciclagem, a importância.

§  Discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento, de embalagens;

§  Realização de brincadeiras e jogos (quebra cabeça, jogo da Memória, Dominó e Bingo).

§  Exploração de músicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;

 

3º aula

§  Desenvolvimento progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);

§  Elaboração de cartaz com rótulos e embalagem, selecionando-os : alimentos, limpeza e higiene pessoal.

 

4º aula

§  Recortar, colar e montar brinquedos com material de sucatas;

§  Passeio ao redor da escola, observando as plantas e os animais;

§  Apresentação através de slides, cartazes da importância dos recursos da natureza, a água, o ar, o solo e a luz solar;

§  Apresentação de uma música sobre o tema (Planeta Água – Guilherme Arantes) no Youtube logo após criar uma discussão e pedir para que faça um desenho que caracterize a música.

 

5ª aula

§  Analisar a interferência negativa do homem no meio ambiente em que vive;

§  Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso (montar cartaz com atividades das crianças;

§  Motivar a criatividade da criança mostrando trabalhos realizados com matérias reciclados;

 

RECURSOS:

§  Giz de cera;

§  Tinta guache tesoura cola;

§   Lápis de cor;

§  Pincel; Brinquedos;

§  Fotos imagens;

§  Revista;

§  Folhas de árvore;

§   Garrafa pet

§  Tampinha de garrafa

§  Livros de história

§  Retalho de e.v.a

§  Lápis preto, borracha, apontador;

 

CULMINÂNCIA

  • A culminância do projeto será uma exposição de cartazes com o tempo de decomposição do lixo, cartão de papel reciclado, apresentação de como e feita a reciclagem do papel e a apresentação de uma peça teatral. Também será feita uma exposição de vídeos para a comunidade escolar demonstrando o passo a passo das oficinas de reciclagem. As atividades poderão ser apresentadas evento em que se exponha os trabalhos da escola, junto com a realização de uma Feira.

 

 VALIAÇÃO

§  O professor estará acompanhado e avaliando todas as atividades realizadas pelos alunos, dando a retomada da reflexão sobre questão do lixo em casa: o término do projeto, conversem novamente sobre o tema ou se faça uma reaplicação dos questionários do início da atividade. Todos juntos Som dos animais.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: Apostila de Português com atividades em Libras do ...

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: Apostila de Português com atividades em Libras do ...: ...

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: Apostila de Português com atividades em Libras do ...

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: Apostila de Português com atividades em Libras do ...: ...

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: O sapo e o escorpião: PDF PARA BAIXAR

Saberes e Fazeres em Nossas Mãos: O sapo e o escorpião: PDF PARA BAIXAR: CLIC AQUI PARA BAIXA O PDF https://drive.google.com/file/d/1nex6-oP6fomOEjGMb8aV8baezZbsCd81/view?usp=sharing

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. A partir do estudo dirigido realizado acerca da teoria de Paulo Freire em relação a proposta de alfabetização, construa uma proposta pedagógica para o atendimento na EJA. Frente aos conhecimentos construídos, deverão apresentar 01(UMA) proposta pedagógica para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos inseridos nesta modalidade. Toda proposta a ser apresentada deve conter:

1. INVESTIGAÇÃO/LEVANTAMENTO DO UNIVERSO VOCABULAR: Leitura; Treinar; Sensibilizar; Compreender; Discutir; Debater; Produzir; Destacar a importância de trabalhar com a música e seus conceitos; Interpretar textos; Trabalhar em grupos; Domínio na leitura; Desenvoltura no ato de ler e escrever. Produção escrita e oral para alfabetização inicial do EJA. 1ª Etapa: Distribuir entre os alunos a letra da música “Todo Azul do Mar” xerocada, para que todos possam participar;

 2. PALAVRAS GERADORAS: Língua Portuguesa (Interpretação de letra e música)

.    Atividade: Aprendizagem com o poema.

·    Nome da atividade: Gênero textual,  Interpretação do poema.

OBJETIVO:  

·         Fazer com que o educando consiga dominar a leitura e a escrita, consiga desenvolver tenha noção no meio em que vive de sua cultura, de seus direitos e deveres perante a sociedade

ESPECÍFICOS:

·         Identificar a língua escrita e falada de acordo com o sistema alfabético;

·         Fazer comparação da língua falada e escrita;

·          Conhecer a letra da música, ler, cantar e ouvir

DESENVOLVIMENTO:

·          Leitura; Treinar; Sensibilizar; Compreender; Discutir; Debater; Produzir; Destacar a importância de trabalhar com poema e seus conceitos; interpretar textos; trabalhar em grupos; Domínio na leitura; Desenvoltura no ato de ler e escrever. Produção escrita e oral para alfabetização inicial do EJA. 1ª Etapa: Distribuir entre os alunos a letra da música “Todo Azul do Mar” xerocada, para que todos possam participar;

METODOLOGIA: da prática de ensino que tem a utilização de materiais didáticos para facilitar a leitura e a escrita, a outra é a educação que se baseia no diálogo em processos dialógicos que levam ao desenvolvimento da consciência crítica e a terceira é a prática que tem como foco o conteúdo social.

Fazer com que os alunos tenham um conhecimento diversificado sobre música e os elementos que a ela estão associados. Valorizar os conhecimentos que os alunos trazem para sala de aula e suas livres expressões de opiniões e ideias.

CONTEÚDOS: 2ª Etapa: Fazer com que conheçam e interpretem a letra da música, fazer com que todos se interessem; 3ª Etapa: Analisando o vocábulo e a linguagem da música, fazer com que todos participem para não se tornar uma aula cansativa; 4ª Etapa: Pedir que se dividam em grupo para elaborarem um poema utilizando a letra da música estudada, usando a criatividade; 5ª Etapa: Recitar seus poemas aos colegas; 6ª Etapa: Produzir um livro encadernado citando todos os poemas obtidos para cada aluno da turma. E no final cada um relatará sua experiência, citando o que a música significa na vida de cada um deles

RECURSOS:   Quadro, cadernos, lápis, borracha, letra da música xerocada e mídia com vídeo e letra da música. 

   Avaliação: Interesse, participação e identificação dos problemas encontrados, expressarem seus sentimentos.