GOVERNADO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA,
ESPORTE E LAZER
ESCOLA MINICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JÚLIO CORRÊA
ANO LETIVO 2021
Professora;
Maria Lucineide de Souza
PROJETO: MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema:
MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Meio
Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a
decidirem e atuarem na realidade socio-ambiental de um modo comprometido com a
vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para
atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos,
é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência
ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não
apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como
também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à
comunidade.
JUSTIFICATIVA:
Propomos
com esse projeto, trabalhar com atitudes e formação de valores, buscando
sensibilizar os alunos com a importância da reciclagem e reutilização a fim de
diminuir o acumulo de lixo, como também poupar a natureza da extração
inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer com que a separação de
lixo seja valorizada na nossa escola. Diante desse contexto acreditamos que a
escola tenha um papel relevante no que se diz respeito a desenvolver o senso crítico
dos alunos. Sabemos que o processo de aprendizagem da
criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências
sócias históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a
vida. Portanto, o professor deverá proporcionar à criança através de atividades
lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que
favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. ” Com
esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o Meio
Ambiente buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão
nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a
importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com certeza será um
cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo
capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e
em outras realidades.
OBJETIVOS GERAL:
§
Sensibilizar alunos sobre a importância da
preservação do Meio Ambiente, e a importância da coleta seletiva do lixo, do
reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição a
respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, ou mesmo
consumindo lixo. Por meio dessa sensibilização, pretende-se propor uma reflexão
sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda
população.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Relacionar as cinco cores
básicas aos lixos correspondentes. (Verde- vidro; / Amarelo-me tal;/ Azul- papel;/ Vermelho-plástico;/ Marrom-
orgânico).
- Incentivar a prática de
atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo fazer
com que os alunos levem essas informações as suas casas
- Produzir brinquedos e outros
objetos através do lixo que não é lixo
- Despertar a conscientização
a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação;
- reaproveitamento do lixo por meio da
reciclagem;
- Levar o aluno a reciclar em
oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que
vive.
ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
As ações podem ser assim resumidas:
1. Análise da realidade ambiental na comunidade na qual a escola está
inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados
pelos próprios alunos com moradores do bairro. Um dos problemas que será
identificados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa
questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os
alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates
para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o
que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.
2. Promoção de palestras envolvendo especialistas
de outras secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também
envolvendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e
alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido. Não só a questão do
lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos
naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis
que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.
Para desenvolver essas questões, o enfoque dado
deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um tema transversal
que permeia as várias disciplinas.
CONTEÚDOS
POR EIXOS
MATEMÁTICA
- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e
embalagens vazias, o professor pode trabalhar;
- Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens,
tamanhos, cores, formato;
- Números cardinais e ordinais;
- Adição e subtração.
PORTUGUÊS
- Linguagem
oral e escrita
- Leitura
e interpretação oral de diferentes tipos de textos;
-Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e
consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos
alunos: Itambé, Danone, Nestlé, Fanta, etc;
- Formar frases afirmativas, negativas,
interrogativas utilizando nomes de produtos;
- Em grupos, apresentar propagandas sobre
determinado produto.
CIÊNCIAS
- Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas
residências;
- Pesquisar os processos da reciclagem;
- Assistir a vídeos sobre a preservação da
natureza.
HISTÓRIA
- Pesquisar e debater a relação entre o aumento da
população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades;
- Montar maquetes sobre o tema;
GEOGRAFIA
- Debater o que fazer para que nossa rua, nosso
bairro e município fiquem mais limpos;
- Discutir a responsabilidade da poluição causada
pelo lixo que as pessoas jogam nos rios
e colocação dessas páginas com as folhas.
ARTE
-Recorte
e colagem (seres vivos e não viva – natureza)
-Confecção
de máscaras de animais
-Dobradura
animais e plantas
-Arte com
as mãos (arvore flor, bichinhos, sol)
-Desenho
livre
-Confecção
de brinquedos e outros objetos com materiais recicláveis
Dramatização
COLETA
SELETIVA NA ESCOLA
E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em
novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar
coisas velhas em novas. E para haver esta transformação do lixo, existem várias
fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e
maravilhosas. Até sobras de alimentos são transformadas em adubo. A reciclagem
é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente. Discutir com
seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em
sua cidade.
COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA
- Distribuir cesto de lixo pela escola para coleta seletiva;
- Orientar os alunos a jogar lixo observando as
cores dos latões de acordo com o material:
Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas
de papelão, rótulos, etc;
Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de
garrafa;
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou
inteiros), etc;
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos,
tampas e canudinhos, potes de margarina, etc;
- Fazer um debate em sala sobre a importância da
coleta seletiva do lixo.
O que
fazer com as sobras?
- As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de
comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural,
que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso
deste adubo na horta escolar.
- Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em
aulas de Educação Artística.
Discussão:
a) Qual o
órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que
maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c) Qual o
trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha
nenhum, elabore um projeto para implantá-lo.
Reciclagem do papel
- Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
METODOLOGIA:
1ª aula
§ Organizar
as crianças em rodinha de forma que todos possam olhar e interagir. Conversar
sobre a Preservação do meio; ambiente, pedir para eles se eles sabem o que
devem fazer;
Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado. As
latas de refrigerante usadas, por exemplos podem voltar para a fábrica, para
virar latas novas.
§ Não
poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Os carros, caminhões e
ônibus poluem muito.
2º aula
§ Falar
sobre reciclagem, a importância.
§ Discutir
a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento, de embalagens;
§ Realização
de brincadeiras e jogos (quebra cabeça, jogo da Memória, Dominó e Bingo).
§ Exploração
de músicas, danças, pinturas e dobraduras e recortes e colagens;
3º aula
§ Desenvolvimento
progressivo de hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos,
tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e
preservar o ambiente);
§ Elaboração
de cartaz com rótulos e embalagem, selecionando-os : alimentos, limpeza e
higiene pessoal.
4º aula
§ Recortar, colar e montar brinquedos com material de sucatas;
§ Passeio ao redor da escola, observando as plantas e os
animais;
§ Apresentação
através de slides, cartazes da importância dos recursos da natureza, a água, o
ar, o solo e a luz solar;
§ Apresentação
de uma música sobre o tema (Planeta Água – Guilherme Arantes) no Youtube logo
após criar uma discussão e pedir para que faça um desenho que caracterize a
música.
5ª aula
§ Analisar
a interferência negativa do homem no meio ambiente em que vive;
§ Discutir
sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e
como evitar isso (montar cartaz com atividades das crianças;
§ Motivar a
criatividade da criança mostrando trabalhos realizados com matérias reciclados;
RECURSOS:
§ Giz de
cera;
§ Tinta
guache tesoura cola;
§ Lápis de cor;
§ Pincel; Brinquedos;
§ Fotos
imagens;
§ Revista;
§ Folhas de
árvore;
§ Garrafa pet
§ Tampinha
de garrafa
§ Livros de
história
§ Retalho
de e.v.a
§ Lápis
preto, borracha, apontador;
CULMINÂNCIA
- A
culminância do projeto será uma exposição de cartazes com o tempo de
decomposição do lixo, cartão de papel reciclado, apresentação de como e
feita a reciclagem do papel e a apresentação de uma peça teatral. Também
será feita uma exposição de vídeos para a comunidade escolar demonstrando
o passo a passo das oficinas de reciclagem. As atividades poderão ser apresentadas
evento em que se exponha os trabalhos da escola, junto com a realização de
uma Feira.
VALIAÇÃO
§ O
professor estará acompanhado e avaliando todas as atividades realizadas pelos
alunos, dando a retomada da reflexão sobre questão do lixo em casa: o término
do projeto, conversem novamente sobre o tema ou se faça uma reaplicação dos
questionários do início da atividade. Todos juntos Som dos animais.
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