SEQUÊNCIA DIDÁTICA E
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
L LINGUAGEM |
||
EIXOS |
DIREITODE APRENDIZAGEM |
|
Leitura
e
Oralidade
|
1.0-
Ler o texto não-verbal, em diferentes suportes.
1.1- Compreender texto lidos por outras pessoas, de
diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
2.0- Participar de interações orais em sala
de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de
fala.
|
|
Análise Linguística:
Apropriação do
SEA
|
3.0-
Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
3.1-
Dominar, gradativamente a natureza alfabética e seu uso funcional de escrita
(relação entre grafemas e fonemas).
3.2
– Compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação no
final de frase.
|
|
Análise Linguística:
Discursiva,
Textualidade e normatividade
|
4.0-
Conhecer e usar palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi
escrito (pronomes pessoais sinônimos e equivalente).
4.1- Reconhecer diferentes variantes de registro
de acordo com os gêneros e situações de uso.
|
|
Produção de
Textos escritos.
|
5.0
– Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras.
5.1-
dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor
sonoro, de modo a ler palavras e textos.
|
|
EIXOS |
DIREITO DE APRENDIZAGEM |
|
Números
e
Operações
|
1.0-
Identificar números nos diferentes contextos e suas diferentes funções;
1.1-Comparar
ou ordem quantidades por contagem; pela formulação de hipótese sobre a
grandeza numérica.
1.2
- Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar e
retirar quantidades;
|
|
Grandezas e
Medidas
|
2.0 – Comparar grandeza da
mesma natureza, por meio de estratégia pessoais e uso dos instrumentos medida
conhecidos.
|
|
Tratamento
Da Informação
|
3.0
–Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações própria para a comunicação de dados
coletados.
|
CIÊNCIAS |
|
EIXOS
|
DIREITO DE APRENDIZAGEM
|
Compreensão
das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
|
1.0.
Entender conceito básico da ciência;
1.1Relacionar
as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores.
|
HISTÓRIA E GEOGRAFIA |
|
EIXOS
|
DIREITO DE APRENDIZAGEM
|
Sujeito Histórico
|
1.0
Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as
características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros
dos grupos de convívio dos quais participa;
|
ENSINO RELIGIOSO |
|
EIXOS
|
DIREITO DE APRENDIZAGEM
|
Compreensão de
respeitar para ser respeitado.
|
Ø Compreender o conceito
de respeito entre as diferenças.
|
ARTES |
|
EIXOS |
DIREITO DE APRENDIZAGEM |
Ética e estética
|
Desenvolver
habilidades de desenho/pintura/dobradura.
|
METODOLOGIA:
·
Leituras
individuais e coletivas;
·
Roda
de conversa;
·
Conversa
dirigida;
·
Desenho/pintura;
·
Aula
expositiva dialogada;
·
Atividades
xerocadas;
·
Atividades
no quadro negro;
·
Música
(canto e discussão do assunto)
|
BIBLIOGRAFIA/APOIO:
·
Pacto
Nacional pela alfabetização na Idade Certa (direitos de aprendizagem);
·
Projeto
Anual
|
19/06/2017 SEGUNDA-FEIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL – RECEITA
1º MOMENTO: Apresentar o Livro: O Sanduíche da
Maricota, explorando capa, contracapa, desenvolvimento da história e final da
história, para partindo da leitura da história, construir uma receita sugerida
pelos alunos, sendo o professor o escriba.
LÍNGUA PORTUGUESA/ED. FÍSICA
Realizar
Roda de Conversa sobre todas as imagens do livro desde a capa até a sua última
folha.
Explorar a
história: Quem são os personagens? Aonde aconteceu essa história? Foi durante o
dia ou a noite? O que aconteceu quando Maricota começou a fazer seu sanduíche?
O que ela resolver fazer com os animais? Ela conseguiu fazer e comer seu
sanduíche?
Perguntar
para turma como Maricota fez seu sanduíche? Para que eu consiga preparar um
alimento, eu preciso seguir alguns passos?
Propor
para turma escrever uma receita (o professor como escriba).
MERENDA / RECREIO DIRIGIDO
MATEMÁTICA/MATEMÁTICA
Enumerar
oralmente os alimentos da história.
Entregar
as figuras dos alimentos da história e pedir para as crianças pintarem os que
mais gostam de comer.
Registrar
no caderno os alimentos preferidos da turma.
20/06/2017- TERÇA-FEIRA
1º MOMENTO: Construir
um Gráfico com os alimentos preferidos pelos alunos do 1º Ano D do Livro: O
Sanduíche da Maricota.
MATEMÁTICA/MATEMÁTICA
ü Analisar
os dados dos alimentos preferidos pela turma;
ü Responder
as perguntas no caderno: Qual alimento foi o de maior preferência da turma?
Qual o alimento foi de menor preferência da turma? Quantos alunos participaram
da pesquisa?
ü Construir o gráfico dos alimentos preferidos
da turma.
RECREIO DIRIGIDO
DISCIPLINA: ARTES/ ED. RELIGIOSA
ü Realizar
Roda de Conversa sobre o Tema: Oração, um momento de reflexão;
ü Confeccionar dobradura da Galinha Maricota.
21/062017- QUARTA -FEIRA
Sequência didática: Gênero
textual – Receita
1º MOMENTO: Relembrar
a história em relação aos alimentos presentes, montar o sanduíche na sequência
dos acontecimentos da história.
LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA PORTUGUESA:
Produção
sobre a história;
Registrar
a quantidade de sílaba do nome de cada animal;
MERENDA / RECREIO DIRIGID
HISTÓRIA/HISTÓRIA
Releitura
realizada pelos alunos contando a ordem do acontecimento dos fatos da história;
Pintar,
recortar e montar o sanduíche na sequência dos acontecimentos da história;
22/06/2017
– QUINTA-FEIRA
Sequência didática: Gênero
textual – Receita
1º MOMENTO: Fazer um cartaz com os
alimentos saudáveis e os vilões da alimentação.
Ciências/Ciências
Realizar
uma Roda de Conversa para identificar os alimentos saudáveis da história;
Depois
fazer uma lista sugerida pelos alunos de alimentos saudáveis e os alimentos que
devemos evitar por conter açúcar ou gordura.
MERENDA / RECREIO DIRIGIDO
LÍNGUA PORTUGUESA/ LÍNGUA PORTUGUESA
Ler
e pintar a escrita correta do nome de cada animal;
23/06/2017- SEXTA-FEIRA
Sequência didática: Gênero
textual – Receita
1º MOMENTO (Produção Final): Produção de
uma receita coletiva com os alunos.
CIÊNCIAS/HISTÓRIA
Construir
uma Receita de um Sanduíche Natural, respeitando toda a estrutura do Gênero
Textual: Receita, o professor sendo o escriba.
Realizar
lanche coletivo com os alunos.
MERENDA/RECREIO DIRIGIDO
GEOGRAFIA/GEOGRAFIA
2º MOMENTO: Realizar Roda de Conversa e relembrar a
história e observar se ocorreu de dia ou a noite.
Perguntar
para os alunos foi de dia? Ou foi a noite? Como chegaram a essa conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário