PROJETO: FOLCLORE NA ESCOLA AS FESTA TRADICIONAIS
Tema; Parlendas, trovas e trava –língua
Alunos atendidos: 2º ano
Professora: Maria Lucineide de Souza
Período: ( agosto )
Duração: 2 Semanas
Justificativa:
A cultura de cada povo, de cada raça, de cada região brasileira é muito rica em significados que nos traduzem a essência do povo brasileiro. Neste contexto, é fundamental na escola resgatar essa cultura expressa nas festas tradicionais como folclore popular.
A escola deve mostrar o verdadeiro sentido de cultivar essas tradições que são transmitidas de geração a geração, deve investigar as maneiras de pensar, agir, sentir, de um determinado povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação e que não seja, diretamente influenciada pela instituições que se dediquem à renovação do patrimônio cientifico e artístico humano.
O folclore precisa sair dos museus e as festa serem resgatadas das nossas reminiscências para ganhar a rua. É preciso que acreditemos como educadores, no seu valor cultural: autenticidade, ação educativa, dinâmica social e capacidade integrativa.
Objetivo geral:
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade. Refletir sobre a linguagem do folclore e as festas tradicionais contextualizando-as com o meio em que os alunos vivem.
Objetivos específicos:
Ø valorizar as manifestações culturais;
Ø estimular o gosto pel
Ø Propor atividades onde os educando desenvolvem as propriedades científicas e artísticas sobre essas culturas;
Ø Desenvolver o hábito de pesquisa;
Ø Desenvolver a criatividade e a linguagem;
Ø Estimular o raciocínio à atenção
Ø Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø resgatar o gosto pela cultura popular.
Ø
Conteúdos:O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de parlendas e trava-língua.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;
Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras;
Cartazes
Desenvolvimento:
A leitura e escrita sobre temas, elaboração de cartazes, recortes, desenhos e colagens, gênero textuais como parlendas, trava-língua, músicas, poesia. Uso de atividades de superação de hipóteses de leitura, escrita, observações, pesquisas, desenhos, produções de texto, desenhos das lendas pintadas pelos os alunos.
Todos dizem que o brasileiro adora festas, muito delas são familiares como aniversários e casamentos; a páscoa e o natal são comemorações religiosas. Tudo isto foi cultivado pelo povo como um resultado da exteriorização dos seus sentimentos. A cultura brasileira, por sua vez muito rica, tem como raiz três distintas raças: negros, brancos (europeus) e índios, acentuando ricas tradições que são cuidadosamente passados de pai para filho. Por esse motivo, cabe a todos nós, preservarmos nossa cultura, pois é a memória de um povo que luta e bravamente por vitória.
“Cultura popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo, livres de imposições e passados de geração a geração”.
A literatura popular é transmitida oralmente. Os mitos, histórias, lendas, provérbios e adivinhações pertencem a esta literatura, e fundiram-se em um processo de criação da população. Com o auxílio de algumas mídias como: CDs com músicas, fotografias, vídeos, máquina digital, pesquisas realizadas na Internet. Resgatar parte da história folclórica.
METODOLOGIA;
O presente projeto será aplicado de forma que os alunos por meio de questionários, textos, imagens, fotos, CD com músicas de festas, enfeites típicos dessas festas, teatros, danças, vídeos e objetos relacionados à comemoração, recebam informações sobre sua cultura e a de outra como forma de conhecimentos sócio-cultural. Pesquisas realizadas na Internet, painel e algumas lendas e mitos. Resgato de parte de uma história com o empenho e participação de todos.
Disciplinas envolvidas:
Português, artes, matemática, história, geografia, ciências, ensino religioso e educação física.
PROCEDIMENTO:
Além disso, os conteúdos abordados serão ministrados utilizando materiais de apoio, livros didáticos, texto diversos (poema, trava-língua, fabulas, quadrinhos, desenhos para colorir). Atividades diversificadas, recortes e colagens de desenhos, pintura,
Matérias:
Papel ofício, papel pardo, tesoura, cola, tinta, pincel atômico, cartolina, livro, revista, lápis de cor etc.
Recursos:
Som e maquina fotográfica.
Avaliação:
Serão realizados durante o processo, através de observações de atividades, participação de cada estudante, observando ao longo do projeto pelos professores. Ao final do projeto, contendo os objetivos e com o conceito atribuído a cada estudante.
Culminância:
Apresentação de painéis confeccionado pela turmas, mural coletivo, dança e músicas, cartaz com dobraduras das lendas, cantigas e brincadeiras de roda.
Conclusão:
É importante que através de pesquisa tenha interação aluno/professor e professor/alunos. Os alunos devem perceber e compreender a socialização das lendas e mitos através de desenho e história da cultura.
Bibliografia:
· Manzo, Maurizio, “O Grande Livro do Folclore”, ed. Leitura, 2ª edição – Belo Horizonte 2000.
· Revista Nova Escola, junho/julho de 2000. ed. Abril.
· Apostilas sobre folclore.
· Livro – O dia-a-dia do professor, volume 8 – Editora Fapi Ltda. – Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia Vilhaça Lima.
· Internet
logo vou postar mais atividades , aguarde.
ResponderExcluir