maria lucineide

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

SEQUENCIA DE ATIVIDADE - SANDUICHO DA MARICOTA




SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

L    LINGUAGEM

EIXOS
DIREITODE APRENDIZAGEM

Leitura
e
Oralidade
1.0- Ler o texto não-verbal, em diferentes suportes.
1.1- Compreender texto lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
2.0- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Análise Linguística:
Apropriação do
SEA
3.0- Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
3.1- Dominar, gradativamente a natureza alfabética e seu uso funcional de escrita (relação entre grafemas e fonemas).
3.2 – Compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final de frase.

Análise Linguística:
Discursiva,
Textualidade e normatividade
4.0- Conhecer e usar palavras ou expressões que retomam coesivamente o que já foi escrito (pronomes pessoais sinônimos e equivalente).
4.1-  Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso.

Produção de
Textos escritos.
5.0 – Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras.
5.1- dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

EIXOS

DIREITO DE APRENDIZAGEM


Números
e
Operações
1.0- Identificar números nos diferentes contextos e suas diferentes funções;
1.1-Comparar ou ordem quantidades por contagem; pela formulação de hipótese sobre a grandeza numérica.
1.2 - Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar e retirar quantidades;

Grandezas e
Medidas
2.0 – Comparar grandeza da mesma natureza, por meio de estratégia pessoais e uso dos instrumentos medida conhecidos.

Tratamento
Da Informação
3.0 –Coletar, organizar, classificar, ordenar e construir representações   própria para a comunicação de dados coletados.






CIÊNCIAS
EIXOS
DIREITO DE APRENDIZAGEM
Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente.
1.0. Entender conceito básico da ciência;
1.1Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos      anteriores.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EIXOS
DIREITO DE APRENDIZAGEM
Sujeito Histórico
1.0 Identificar e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) as características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros dos grupos de convívio dos quais participa;

ENSINO RELIGIOSO
EIXOS
DIREITO DE APRENDIZAGEM
Compreensão de
respeitar para ser respeitado.
Ø  Compreender o conceito de respeito entre as diferenças.

ARTES

EIXOS
DIREITO DE APRENDIZAGEM
Ética e estética
Desenvolver habilidades de desenho/pintura/dobradura.


 


METODOLOGIA:
·         Leituras individuais e coletivas;
·         Roda de conversa;
·         Conversa dirigida;
·         Desenho/pintura;
·         Aula expositiva dialogada;
·         Atividades xerocadas;
·         Atividades no quadro negro;
·         Música (canto e discussão do assunto)
BIBLIOGRAFIA/APOIO:
·         Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (direitos de aprendizagem);
·         Projeto Anual


SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO TEXTUAL – RECEITA

1º MOMENTO: Apresentar o Livro: O Sanduíche da Maricota, explorando capa, contracapa, desenvolvimento da história e final da história, para partindo da leitura da história, construir uma receita sugerida pelos alunos, sendo o professor o escriba.   
LÍNGUA PORTUGUESA/ED. FÍSICA
Realizar Roda de Conversa sobre todas as imagens do livro desde a capa até a sua última folha.
Explorar a história: Quem são os personagens? Aonde aconteceu essa história? Foi durante o dia ou a noite? O que aconteceu quando Maricota começou a fazer seu sanduíche? O que ela resolver fazer com os animais? Ela conseguiu fazer e comer seu sanduíche?
Perguntar para turma como Maricota fez seu sanduíche? Para que eu consiga preparar um alimento, eu preciso seguir alguns passos?
Propor para turma escrever uma receita (o professor como escriba).
MERENDA / RECREIO DIRIGIDO
MATEMÁTICA/MATEMÁTICA
Enumerar oralmente os alimentos da história.
Entregar as figuras dos alimentos da história e pedir para as crianças pintarem os que mais gostam de comer.
Registrar no caderno os alimentos preferidos da turma.
           
20/06/2017- TERÇA-FEIRA
1º MOMENTO: Construir um Gráfico com os alimentos preferidos pelos alunos do 1º Ano D do Livro: O Sanduíche da Maricota.
MATEMÁTICA/MATEMÁTICA
ü  Analisar os dados dos alimentos preferidos pela turma;
ü  Responder as perguntas no caderno: Qual alimento foi o de maior preferência da turma? Qual o alimento foi de menor preferência da turma? Quantos alunos participaram da pesquisa?
ü   Construir o gráfico dos alimentos preferidos da turma.
RECREIO DIRIGIDO
DISCIPLINA: ARTES/ ED. RELIGIOSA
ü  Realizar Roda de Conversa sobre o Tema: Oração, um momento de reflexão;
ü   Confeccionar dobradura da Galinha Maricota.

21/062017- QUARTA -FEIRA
Sequência didática: Gênero textual – Receita
1º MOMENTO: Relembrar a história em relação aos alimentos presentes, montar o sanduíche na sequência dos acontecimentos da história.
LÍNGUA PORTUGUESA/LÍNGUA PORTUGUESA:
Produção sobre a história;
Registrar a quantidade de sílaba do nome de cada animal;
MERENDA / RECREIO DIRIGID

HISTÓRIA/HISTÓRIA
­­­­­­­­­­ Releitura realizada pelos alunos contando a ordem do acontecimento dos fatos da história;
Pintar, recortar e montar o sanduíche na sequência dos acontecimentos da história;
22/06/2017 – QUINTA-FEIRA
Sequência didática: Gênero textual – Receita
1º MOMENTO: Fazer um cartaz com os alimentos saudáveis e os vilões da alimentação.
Ciências/Ciências
Realizar uma Roda de Conversa para identificar os alimentos saudáveis da história;
Depois fazer uma lista sugerida pelos alunos de alimentos saudáveis e os alimentos que devemos evitar por conter açúcar ou gordura.
MERENDA / RECREIO DIRIGIDO
LÍNGUA PORTUGUESA/ LÍNGUA PORTUGUESA
Ler e pintar a escrita correta do nome de cada animal;

23/06/2017- SEXTA-FEIRA
Sequência didática: Gênero textual – Receita
1º MOMENTO (Produção Final): Produção de uma receita coletiva com os alunos.
CIÊNCIAS/HISTÓRIA
Construir uma Receita de um Sanduíche Natural, respeitando toda a estrutura do Gênero Textual: Receita, o professor sendo o escriba.
Realizar lanche coletivo com os alunos.
MERENDA/RECREIO DIRIGIDO
GEOGRAFIA/GEOGRAFIA­­­­­­­­­­­­­­­
MOMENTO:  Realizar Roda de Conversa e relembrar a história e observar se ocorreu de dia ou a noite.
Perguntar para os alunos foi de dia? Ou foi a noite? Como chegaram a essa conclusão