maria lucineide
quinta-feira, 10 de maio de 2012
quarta-feira, 14 de março de 2012
leitura divertida
Justificativa:
Sabendo-se que
a leitura faz parte de nossas vidas, é primordial que a escola continue
auxiliando e aperfeiçoando o gosto e o prazer pela mesma. Entende-se,
também, que as
diferentes formas de leitura e comunicação
imaginação,
provocando diálogos e discussões.
sábado, 3 de março de 2012
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
os três porquinhos
Os Três Porquinhos
Boa noite amigos educadores!
Os Três Porquinhos é um clássico inesquecível, e como todo clássico ele ganha nova versão e nova roupagem ao longo das décadas, mas nunca deixa de ser especial e amado pelo público infantil
Montei essa atividade hoje para que os meus colegas possam ter tempo de aplicá-la na segunda - feira se assim desejar.
Abaixo algumas dicas que podem ser aplicadas por vocês.
Objetivo Geral - Através do Clássico OS TRÊS PORQUINHOS trabalhar a compreensão interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.
Objetivos específicos.
Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa
Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.
Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro
1° Momento - Acolhida ( Os alunos serão recebidos com música animada e máscaras de porquinhos )
2° Momento - Hora da Novidade ( Dinâmica )
Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato utilizando a figura do porquinho.
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte :
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituido por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira .
3° Momento - Hora do Conto
Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história OS TRÊS PORQUINHOS utilizando como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado.O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte exlporando as imagens,fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil.Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.
4° Momento - Atividade impressa
Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 4 e entregar a cada um dos integrantes 1 folha para que juntos reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.
5° Momento Intervalo
6° Momento - Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.
7° Momento - Leitura do texto coletivo previamente elaborado , durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para não deixar de citar no mínimo uma das falas de sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação que o educando alcança autonomia e cresce intelectualmente.
8° Momento - Despedida ( O professor deve oferecer a cada aluno um cartão de incentivo em forma de casinha )
Espero que minhas dicas sejam de alguma ajuda para a turminha do Infantil 3 e para as outras que desejarem fazer adaptações. Beijinhos da Gi
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
sábado, 11 de fevereiro de 2012
CARNAVAL
O
carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e
representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no
passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O
entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um
significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de
hoje no Carnaval.As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Hoje o carnaval transformou-se em forte atração turística. Podemos dizer que o carnaval é, hoje, a maior festa folclórica brasileira.
ESCOLAS DE SAMBA
As escolas de samba nasceram entre as décadas de 20 e 30 e formaram-se com base nos Ranchos Carnavalescos, mas logo tomaram identidades próprias.
A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro, por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. As cores oficiais desta escola de samba eram o vermelho e branco e sua estréia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.
O termo “escola de samba” foi usado, pois na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal.
A Deixa Falar fez muito sucesso entre os moradores da região. Ela acabou por estimular a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor.
Nestas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão.
Nos dias de hoje as escolas de samba trabalham o ano inteiro para realizar o seu desfile em uma competição para eleger a mais bonita, organizada e com o melhor samba enredo, cerca de 5 mil pessoas participam do desfile em cada escola de samba sendo entre eles sambistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, destaques, alas e bateria.
Na cidade do Rio de Janeiro acontece o principal desfile de escolas de samba do país, é um verdadeiro espetáculo turístico.
Entre as principais escolas de samba podemos citar Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Salgueiro, Unidos da Tijuca entre outras.
Trabalhando com o texto
1) Qual o assunto do texto?
2) Como se chamava a primeira escola de samba do Brasil?
3) Como é formada uma escola de samba?
4) Qual a cidade brasileira onde acontece um dos principais desfiles de escolas de samba?
5) Escreva 3 nomes de Escolas de Samba.
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